Batentes – Santa Isabel

Nós representamos a comunidade de Batentes onde temos como padroeira Santa Isabel.

Existem aproximadamente 40 famílias as quais vivem da pesca, agricultura e aposento. A evangelização é feita através da pastoral da catequese para as crianças de 6 a 14 anos, os encontros acontecem aos sábados com as crianças de eucaristia na residência da catequista (D. Rita) e aos domingos na capela com as crianças menores, tendo como catequista Leônica, os encontros são preparados com os subsídios que recebemos na formação que participamos aqui na paróquia, falta à participação dos pais para o acompanhamento da formação dos filhos. Temos três celebrações por mês, sendo duas celebrações da palavra no 2º e 4º domingo e no 1ª sábado a santa missa ponto mais forte para nossa comunidade onde é lembrado os aniversariantes do mês dizimistas e um maior numero de participantes, temos também o terço com as crianças todos os domingos ás 8:00 horas na capela. Para as celebrações da palavra nós encontramos uma semana antes, onde é dividido, as equipes: de leitores, cânticos, limpeza e organização e para a celebração da santa missa temos uma preocupação maior, pois além do que já falamos, fazemos o convite de casa em casa aproveitando e deixando o envelope para o dizimo. A participação dos jovens deixa muito a desejar no dia-a-dia de nossa caminhada, apenas na santa missa temos um maior numero.

Acreditamos que sabemos a importância do “ser comunidade” que temos como participação, dialogo, partilha a colhimento e compreensão, porem nem sempre temos sucesso desejado. É difícil definirmos se estamos preparados ou não, mas procuramos um melhor trabalho de evangelização.

Falar de liderança não é fácil, pois somos humanos temos nossas limitações e sempre achamos que somos os melhores, porem existem sim sinais de individualismo em nossa comunidade aproveitamos para pedir que nos encontros de formação para o próximo ano, seja visto o assunto como prioridade. O comportamentos dos agentes é visível nas celebrações principalmente na oração, no falar, vestir achamos que está bem, porem no agir somos inseguros… uma das maiores dificuldades em nossa comunidade é a falta de opções de lazer e temos como vicio predominante o alcoolismo, por o outro lado temos como privilégio o cuidado dos filhos e familiares o cuidado para os idosos, também costumamos visitar uns aos outro principalmente os enfermos.

Para nós o significado de pastoral em conjunto, é exatamente o que estamos fazendo hoje. Partilhar problemas e tentar achar soluções para um bom trabalho em nossa comunidade, ou melhor, em nossa paróquia.