Lagoa do Canto – Santo Antonio

Há muitos e muitos anos os moradores da comunidade de LAGOA DO CANTO sonhavam com a construção de uma igreja ou de um quarto de orações, onde os fiéis dessa comunidade pudessem se encontrar para rezar e louvar ao Senhor. Como os moradores eram muitos pobres não tinham coragem de enfrentar o serviço com medo de não concluírem.

No ano de 1988 um casal que tem uma pequena fazenda próxima a comunidade convidou os moradores de LAGOA DO CANTO para criarem uma associação de moradores, foram feitas várias reuniões com esse casal sempre à frente e no final de 1988 a associação foi registrada em cartório. Daí o casal juntamente com os moradores da comunidade criaram vários projetos e foi através desses projetos que conseguimos o material para a construção da referida capela.

Depois disso ficamos sempre batalhando de uma maneira ou outra para iniciarmos com a construção da igreja.

No inicio do ano de 1989 iniciamos a construção da capela, criando vários movimentos como: bingos, feiras de objetos usados e etc. contamos muito com os trabalhos feitos em mutirões, pois a comunidade em geral também ajudou muito nessa parte.

O primeiro padre a celebrar missa na Capela de Santo Antonio foi o padre Francisco de Assis Meneses no ano de 1990, em seguida veio o Padre José Maria Cavalcante Costa que ficou trabalhando conosco durante mais ou menos uns (4) quatro anos, após esse período veio o Padre José Ferreira que ficou nos dando assistência até 1999. E até esta data a nossa comunidade pertencia a PITOMBEIRAS.

No inicio do ano 2000 a capela de São João Batista passou a ser Paróquia sendo assim o Pároco Padre Luiz Abner Cavalcante de Almeida e a capela de Santo Antonio passou a pertencer-lhe.

Hoje com dois anos e nove meses, já percebemos várias mudanças ocorridas, pois antes tínhamos pouca assistência por parte da paróquia e do pároco, devida o grande número de comunidades que o padre tinha para dar assistência entre a paróquia de Pitombeiras e a nossa comunidade.

Com a vinda do Padre Abner muita coisa melhorou, pois ele celebra missa todos os meses na comunidade, faz encontros mensalmente com as comunidades e sempre acontecem cursos de formações, onde aprendemos muito com ele, com os outros participantes, passamos também nossas experiências e tiramos todas as nossas duvidas.

A comunidade fica a 12km do distrito de Aruaru e a 74km da cidade de Morada nova no momento temos 64 Famílias num total de 216 habitantes