Várzea da Jurema –

A comunidade Várzea da Jurema iniciou primeiramente com poucas casas, depois com caminhos, o primeiro morador da comunidade, foi o senhor Amadeu Dionísio da Silva, que ainda reside na comunidade.

Antes do nome, Várzea da Jurema não existia outro nome, colocaram este nome porque, já que existia próximo daqui Várzea do Suruir então colocaram este local de Várzea da Jurema, e por causa das juremas uma planta típica da comunidade e porque é próximo das margens do rio e do Açude, o ano que inicio a Várzea da Jurema foi aproximadamente no fim do ano de 1963.

A data da primeira missa foi em 04 de Março de 2000. O primeiro celebrante desta missa foi o senhor Pe. Luiz Abner Cavalcante de Almeida.