Vila São José – Nossa Senhora Aparecida

Vila São José esta situada na comunidade de Patos com aproximadamente 100 famílias onde apenas 50% freqüentam uma vez por mês ou em alguns eventos a outra parte nunca freqüenta ou participa na outra comunidade.

A evangelização é feita traves das celebrações, terço, catequese, reunião de batismo. E as celebrações acontecem aos domingos é preparado na semana ou no domingo. Com relação à catequese acontece no sábado à tarde, e temos terço às segundas-feiras a noite e sexta-feira as 03h00min. Temos pastoral do batismo e do dizimo. Mas ainda existe muita falha por parte dos dizimistas.

Na catequese os pais são muitos ausentes, e há pouca participação dos jovens, pois eles não querem ter compromisso. Nós compreendemos o termo comunidade, mas ações acontecem isoladas (alguns compreendem). Estamos preparados, só que precisamos de mais estudo para aprofundar nossos conhecimentos. Trabalhamos em equipe, procurando tomarmos as decisões em grupo. Não existe conflito entre nós, existe espírito de solidariedade entre membros.

Houve mudança no comportamento, na oração, as mudanças são visíveis. Freqüentemente percebemos o desajuste familiar, aumentando cada dia à violência, o descaso por conta da falta da pratica da palavra de Deus por algumas famílias; em quanto à comunidade não se conscientizar da importância da palavra de Deus. Continuaremos enfrentar esses desajustes familiares como, por exemplo, a gravidez precoce, álcool, drogas constantemente.

Algumas pessoas se preocupam em visitar os doentes, com relação à diversidade das religiões, não há divergência.

A perda da identidade se dar principalmente pela a falta de conhecimento, e compromisso. Sim cada pastoral se envolve no todo não isolado, se reuni mais para discutir os problemas buscando soluções (mais compromisso). Para nós a pastoral de conjunto é feito de partilha, união.

A paróquia de São João Batista hoje está mais preocupada em evangelizar ativamente buscando maior interação com as comunidades.